Pular para o conteúdo

Monstroid para WordPress: o que é isso?

  • por

Utilizei pela primeira vez o Mostroid para WordPress. Um tema (template) “pacotão” para o sistema WordPress. Vou comentar esta experiência. Usei uma hospedagem de testes, sem visitas, pois o objetivo desta instalação é estudar e aprender a utilizar este novo recurso.

monstroid-featured-img.684x0-is

Iniciando

Ao baixar o arquivo .zip do tema Monstroid e descompactá-lo, fiquei com receio de ter que me dedicar muito tempo para estudar e promover a instalação, tal a quantidade de arquivos envolvidos. Entretanto, tão logo iniciei a leitura da documentação, a primeira impressão foi desfeita. Há um auxiliar de instalação (wizard) fornecido que, de forma impressionante, faz todo o trabalho. Uma vez iniciado o processo, é só indicar onde estão os arquivos e pronto, ele faz todo o trabalho.

Em pouco tempo aquele site sem graça passa a ter vida, já que o auxiliar de instalação permite, se desejado, também configurar o site com todo o visual modelo. O site é automaticamente montado com menus, fotos, slides, textos, movimentação e diversos outros elementos visuais, que tornam a primeira impressão muito boa.

Tela Inicial site teste

Claro que, por curiosidade, abri o mesmo site no tablet e no celular com tela pequena. É muito interessante como o site adapta o conteúdo às telas, de forma que em todas as mídias se tenha um visual agradável. A montagem é eficiente e ágil, tanto no aspecto como na desenvoltura dos elementos. Veja a mesma tela mostrada acima em um PC (tela grande) em um celular de tela pequena.

Página no celular

A documentação oferecida é bem didática e simples. Com poucas páginas e muitas ilustrações, é muito fácil iniciar e completar a instalação. As mensagens com os códigos de licença, necessários para descompactação e/ou ativação dos produtos são claras e chegaram na caixa postal imediatamente após a compra do tema. Ainda sobre as mensagens, os códigos de ativação da ferramenta Moto Press, composta por 2 aplicações distintas (Moto Press e Moto Press Slider), chegaram também de imediato.

Todo o conjunto já tem tradução para o Português brasileiro, o que facilita o entendimento por quem não tem domínio da língua inglesa. Uma opção durante o processo de instalação já resolve a questão, pois basta escolher a língua desejada (entre inúmeras disponíveis) e pronto. Tudo já se apresenta traduzido. Não é preciso procurar nem instalar pacotes de tradução. Tudo é resolvido durante o processo de tradução.

Por utilizar o Cherry Framework 4 (a versão mais recente), fica garantida a instalação e a configuração do ambiente. Praticamente tudo é feito de forma prática através dos menus. É uma ajuda e tanto na configuração geral do site.

cherry

Tema igual aos outros? Teremos sites sempre iguais?

Embora seja chamado de tema, o Mostroid é um conjunto completo de ferramentas.  A lista de plugins e acessórios é bem extensa. Uma vez que a instalação tenha terminado, todo o conjunto está pronto para uso. Você já pode perceber que foram instaladas diversas ferramentas complementares.

Uma questão que eu havia ficado intrigado era com relação ao tema. Já havia lido sobre os temas filhos que fazem parte do pacote. Seriam temas similares, com variações pequenas, o que tornariam os sites sempre iguais? Para sanar esta dúvida, logo que a instalação estava concluída eu fui no menu Aparência para ver as opções. Há realmente diversas opções de temas secundários. Qualquer um deles pode ser ativado. Cada modelo tem uma aparência bem distinta dos demais.

Modificando o conteúdo

Mas há um aspecto importante a ser salientado: os recursos de portfolio, slide, formulário, gráfico, galeria, testemunhos e diversos outros, cada página pode ter uma composição muito distinta. Você percebe a quantidade de opções e recursos só de olhar o menu da lateral do painel de administração do WordPress. A lista é bem grande e completa.

Junto com os arquivos do tema você recebe uma grande quantidade de arquivos PSD (PhotoShop) que podem ser utilizados como base para personalizações. Estes arquivos são um excelente auxílio para montar imagens de bom apelo visual com rapidez.

Além de tudo isso, o fornecedor do tema se compromete a incluir até 15 novos temas filhos a cada mês. Ou seja, a lista de opções deve aumentar muito na medida que o tempo passa.

A licença do MotoPress (Editor e Slide) permite que você crie visuais de páginas de forma muito rápida, diretamente no painel, vendo o que será apresentado para o visitante. Não é preciso escrever nenhuma linha de código para ter composições como “grid”, “flat”, “masonry flat” ou “masonry”. Para entender melhor o que é cada um destes, veja esta imagem:

layouts

Loja dentro do site?

Se você quiser, pode ter! O Monstroid vem com um plugin (WooCommerce) que permite você construir uma loja completa dentro dele. Não é preciso um ambiente para site e outro para loja. Tudo pode estar dentro de um mesmo ambiente, com mesma administração.

wooCommerce

Este recurso ainda não me aventurei, mas pelas informações nas telas, me parece que é possível construir uma boa loja, com boa aparência e muitos recursos.

Atualizações

 

Como já acontece no WordPress, os alertas de atualização são muito eficientes e úteis.
atualizacoesVocê identifica facilmente a necessidade/possibilidade de atualização de qualquer componente e, decidindo pela atualização, o simples apertar de um botão já faz todo o processo necessário.

Suporte

O suporte oferecido pela TemplateMonster, como é bem conhecido (24×7), também vale para o Monstroid. Não precisei usar até o momento, já que as ferramentas e documentação é bem ampla. Mas é muito confortável saber que, sendo necessário, há uma equipe à disposição para ajudar com pontos que possam ser mais difíceis de entendimento.

Conclusão

Pelo preço médio de uma licença de um tema comum para WordPress, você pode ter um conjunto de ferramentas que irão facilitar muito o trabalho de criação e manutenção de um site/loja. Embora a extensão e variedade dos recursos encontrados no Monstroid seja muito grande, o que chega a assustar logo de início, aos poucos, com o uso, é possível perceber que o conjunto é muito bem servido e que atende de forma muito boa às mais variadas necessidades atuais. Tudo isso aliado a uma boa estrutura técnica, compatível com todos os navegadores e tamanhos de tela. É uma opção muito interessante, tanto no aspecto técnico como no econômico.

728x90

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *