Aplicativo “Estou Bem” para monitorar idosos

Quem não tem um familiar idoso que mora sozinho? E quem não se preocupa com este familiar, ligando ou visitando-o constantemente?

Pensando em situações como esta, acabei de liberar a versão inicial do aplicativo “Estou Bem”. Ele permite monitorar e ter uma resposta imediata em caso de necessidade. Claro que depende da cooperação da pessoa…

Você vai precisar de um celular com internet (Wi-Fi ou 3G) para deixar com a pessoa a ser monitorada. Não precisa ser nenhum celular top de linha. Aquele seu celular mais simples e com alguns anos de utilização é suficiente. O ideal é deixar o equipamento sempre conectado no carregador.

Já a monitoração pode ser efetuada por várias pessoas. Todas terão a mesma informação e alertas.

PASSOS

Para que tudo funcione, siga estes passos:

  • Baixe o aplicativo “Estou Bem” em cada celular a ser utilizado (1 para a pessoa a ser monitorada e quantos você quiser para receberem as informações).
  • Abra o aplicativo em qualquer um dos celulares (emissor ou receptor das mensagens). Na tela de abertura (veja abaixo), informe uma conta de email válida e crie uma senha (anote!). Informe o nome da pessoa que ficará com este celular.
  • Use a mesma conta e senha em cada um dos aparelhos.
  • O último campo deve ser marcado de acordo com o uso: emissor de avisos (apenas 1 aparelho) e receptor de avisos (quantos você quiser).
  • Pronto! O grupo está formado e o monitoramento já pode começar. O aplicativo terá um comportamento distinto se o usuário for o emissor ou os receptores.

COMO FUNCIONA

Agora, como funciona. Para o emissor, uma tela simples mostrará 4 botões:

Já para os equipamentos indicados como receptores, a tela mostra toda as indicações do dia:

A cada acionamento de botão do emissor, caso o aplicativo esteja aberto, os receptores terão a atualização imediata do conteúdo.

Além disso, o 3º e 4º botão acionam uma notificação para os receptores. Mesmo com o aplicativo fechado, serão mostradas notificações correspondentes ao que foi acionado. Veja exemplo:

As notificações são coloridas da mesma forma que os botões.

Os 2 primeiros botões não geram notificação, já que são situações “normais”. Mesmo assim, estas indicações ficam registradas e podem ser consultadas a qualquer momento.

Além dos registros e notificações acionadas pelo emissor, há um caso especial: o aviso de permanência fora de casa por mais de x minutos. Através do ícone de menu (lateral superior direita) você define qual é o limite máximo de permanência externa. Quando o emissor toca no botão “Vou sair”, um cronômetro é iniciado. Caso não haja a indicação de retorno e o tempo previsto for ultrapassado, um registro e uma notificação é emitida automaticamente.

Claro que toda esta operação de monitoramento depende da aceitação da pessoa que será a emissora dos avisos. O ideal é manter o aparelho em local de fácil acesso e solicitar que sempre que for possível, a pessoa indique que está tudo bem. Isso irá tranquilizar as pessoas da família.

IMPORTANTE

Aviso importante: este monitoramento é apenas um complemento eletrônico! Não pode e não deve ser o único meio de saber se está tudo bem com a pessoa que mora sozinha. Tenha sempre um outro método de contato (telefone, visita, etc.). Afinal, um contato pessoal é sempre mais prazeroso do que telas frias.

Qual o custo? Nenhum! Pela relevância do uso, estou disponibilizando o aplicativo sem custo e sem publicidade.

Se você tiver qualquer sugestão de melhoria, críticas ou comentários, fique à vontade para me enviar.

Bom uso do aplicativo!

OBSERVAÇÕES

  • Versão disponível apenas para ambiente Android.
  • A versão do Android deve ser pelo menos a 4.0.1 (2011).
  • O consumo de dados é mínimo. Qualquer velocidade de conexão é suficiente.
  • Para pessoas que tenham pouca familiaridade com equipamentos modernos, considere cobrir a parte do aparelho que tenham os botões de controle (Menu, Voltar, Home), pois a pessoa poderá tocar sem querer e o aplicativo sairá da tela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *