22 de agosto de 2019

Foto Chamada

Faça uma foto e tenha a lista de presença de sua sala de aula

Fazer a chamada de nomes na sala de aula é uma atividade que demanda tempo precioso de uma aula. Foi pensando em diminuir este tempo é que foi criado o “Foto Chamada“.

Com este app você apenas tira uma foto dos alunos (pedindo para que todos olhem para a frente) e pronto: o app registra a foto e reconhece todos os rostos dos alunos previamente cadastrados. Assim, em poucos segundos você tem a lista completa dos alunos na classe.

Este app é uma prova de conceito que busca apresentar os recursos de reconhecimento e identificação facial. O reconhecimento é feito através do Machine Learning do Google, no próprio aparelho, e se limita a reconhecer onde existem faces na foto e reconhecer se estão com expressão de sorriso.

Já a identificação é mais complexa. O app utiliza o serviço da empresa Meerkat e requer um treinamento prévio. Como se dá tudo isso? Primeiro você precisa ter uma conta, gratuita ou paga da Meerkat. Uma vez tendo a conta, a empresa lhe fornece uma chave de acesso ao seu ambiente. Esta chave precisa ser informada ao app para que ele tenha possibilidade de acesso à sua conta. Você pode ter várias chaves e usar uma delas a cada momento.

Depois é preciso treinar o sistema a reconhecer cada pessoa. Escolha a chave correta e tire uma (ou mais fotos, preferencialmente) de cada pessoa. Ângulos diferentes, iluminação diferente e fundos distintos ajudam no processo de identificação posterior.

Tendo feito isso, o passo mais comum é a Foto Chamada. Você escolhe a chave correta e tira uma foto do grupo. O app fará os 2 processos citados acima de uma única vez: fará a identificação da face, indicando o nome de cada pessoa da foto, e informando o número de pessoas sorrindo presentes. No caso da identificação, a imagem é encaminhada à empresa para o tratamento e descartada. Não é armazenada fora do aparelho.

No menu lateral você encontra as opções para a Chamada (função mais usada), Chaves (para registrar e escolher qual deve ser usada no momento), Treinar (para fotos individuais) e Limites (para saber como está o consumo dos recursos em sua conta no Meerkat.

Ao fazer a chamada (pela foto) e o app retornar com os nomes, há um ícone que permite compartilhar os dados com um app ou email.

Dicas de utilização:

  • Procure tirar várias fotos da mesma pessoa na função de treino. Isso ajuda na precisão do reconhecimento.
  • Você pode ter várias chaves e contas distintas. Uma mesma chave pode ser usada em mais de um aparelho.
  • Na foto da chamada, lembre-se que o importante é a boa qualidade das faces. Então, não é preciso tirar foto de corpo inteiro. Procure registrar no maior tamanho possível o rosto das pessoas do grupo (corte pés, corpo ou qualquer parte não relevante).
  • Há um tamanho mínimo de pixels para permitir o reconhecimento. Fotos com muitas pessoas, de longe, não terão características suficientes para o reconhecimento. Em casos assim, tire mais de uma foto (divida o grupo em partes).

Como é um app experimental, com certeza surgirão necessidades que não estão presentes. Encaminhe suas sugestões, críticas e comentários. Além disso, caso você precise de algo muito específico, faça contato para avaliarmos sua necessidade.

O download e uso é gratuito. Eventual nova função ou recurso poderá ter algum custo de utilização e será devidamente informado. Já disponível para o ambiente Android e iOS.

googlePlay
appleStore