7 de maio de 2019

Escuta Pet

Você adora seu cãozinho, mas às vezes você precisa deixá-lo sozinho em casa, não é? E como ele se comporta? Ele fica quieto aguardando aquele momento de sua volta ou fica latindo lhe chamando?

Você não está em casa para saber, mas agora tem uma forma de conhecer esta situação.

O aplicativo Escuta Pet foi criado para que você possa ter esta informação.
Este aplicativo foi criado para você!

Sabe aquele celular que você não usa mais? Ou o tablet que deixa em casa quando você sai? Este é o único recurso que você precisa para conhecer este lado solitário de seu pet.

Você deixa este celular (ou tablet) ligado em algum ponto inacessível pelo seu pet (em cima da mesa, por exemplo), aciona o app e, quando for o momento de sair, aciona o registro sonoro do ambiente.

O app fica ativo o tempo todo e passa a registrar o nível de ruído do ambiente. Quando você voltar, você encerra o registro e pronto. Você saberá quantas vezes o ruído do local ultrapassou o limite razoável e quanto tempo durou o “barulho” que o seu pet provocou.

Sempre que você abre o app ele está com as configurações iniciais, mas você tem a tela de ajuste para mudar estas configurações. Observe a figura e as explicações abaixo.

A: Limite inferior de registro de ruídos. Um ambiente silencioso em rua calma fica em torno de 40 decibéis.

B: Limite superior de registro de ruídos. Um ambiente ruidoso ou uma casa em uma rua com muito movimento fica em torno de 70 decibéis.

C: O limite que você considera adequado. Acima disso, o barulho passa a incomodar os vizinhos. Algo em torno de 80 decibéis.

D: Intervalo em segundos entre picos acima do limite que é considerado como parte do mesmo evento. Se este período de silêncio for maior do que o intervalo previsto, será considerado um novo evento.

E: Intervalo em segundos após o início do evento que, se mantido acima do limite, irá disparar o alarme de silêncio (Shhhhhh). Este som tem como objetivo a tentativa de acalmar seu amiguinho.

Estes parâmetros combinados produzem um resultado como você pode ver na tela exemplo abaixo:

Claro que fatores externos influenciam. Motos passando na rua, avião no céu, pessoas conversando alto no corredor do andar e qualquer outro ruído externo também são registrados. Avalie os dados com moderação.

A tela do aparelho é mantida ligada pelo app, então, verifique a necessidade de deixar o carregador conectado para que a bateria não termine. Como a tela fica ativa, a luminosidade é reduzida gradualmente após o acionamento do início do registro. Em 90 segundos a luminosidade será a menor possível. Quando você voltar e tocar no botão para encerrar o registro, a luminosidade volta ao máximo.

O app permite ser usado de forma anônima ou com login (Google, Facebook ou email). Se o usuário fizer login, as configurações modificadas ficam registradas para os próximos usos. Já no uso anônimo, as configurações só valem para aquele uso.

Este aplicativo está disponível, inicialmente, apenas para aparelhos da linha Android. Você encontra para download gratuito na loja do Google.

Este app está em sua fase inicial. Há muitas funções que estão sendo estudadas e programadas para, em breve, serem incorporadas ao app. Se você tem alguma crítica, sugestão ou comentário, fique à vontade e encaminhe seu email. Obrigado.